29/04/2009

Iões e substâncias iónicas


Formação de Iões

Existem substâncias cujos corpúsculos não são átomos ou moléculas. Esses corpúsculos são portadores de cargas eléctricas positivas, negativas ou neutras. É o exemplo do própio átomo. Este é electricamente neutro, isto significa que o número de corpúsculos com carga negativa, neutra e positiva é igual.
Os corpúsculos com carga negativa designam-se por electrões, os que têm carga positiva designam-se por protões e os de carga neutra designam-se por neutrôes. A sua localização no átomo é a seguinte: no núcleo encontram-se neutrões e os protões; na nuvem electrónica, que se situa á volta do núcleo, encontram-se os electrões.
Ás vezes alguns átomos são instáveis e perdem ou ganham electrões, uma vez que são os únicos cospúsculos que se situam na nuvem electrónica. Quando isto acontece o átomo fica com excesso de cargas e é designado de ião. Por outras palavras, um ião é derivado de um átomo ou conjunto dos mesmos por perda ou ganho de um ou mais electrões.
Existem dois tipos de iões:
-> ião positivo ou catião;
-> ião negativo ou anião.
Um ião positivo é derivado de um átomo que perdeu um ou mais electrões, isto é, um ião com deficiência nas cargas negativas.
Um ião negativo é derivado de um átomo que ganhou um ou mais electrões, isto é, um ião com deficiência nas cargas positivas.

Iões e fórmulas iónicas

As substâncias iónicas, ou fórmulas iónicas, são substâncias cuja composição é feita de iões. as substâncias iónicas são os sais que resultam das reacções ácido-base.
As substâncias iónicas são sais neutros, ou seja, a quantidade de cargas positivas e de cargas negativas da base e do ácido é igual.

Sem comentários:

Enviar um comentário