03/06/2009

Som


Velocidade do som´

Quanto mais corpúsculos existirem no meio material, mais rápida é a velocidade do som. Quanto mais elevada for a temperatura, mais elevada é a agitação dos corpúsculos e por consequência mais rápida é a velocidade do som.
Velocidade do som nos sólidos > Velocidade do som nos líquidos > Velocidade do som nos gases
A velocidade do som aumenta, com o aumento da temperatura.
Velocidade do som (ar á temperatura ambiente) = 340 m/s

Propriedades do som

Reflexão do som: ocorre quando as ondas sonoras encontram superfícies duras e lisas. O eco é um fenómeno físico que detecta-se facilmente no dia a dia. O eco resume-se a um som reflectido no obstáculo e há sempre um intervalo de tempo que permite destinguir o som original do seu eco. A distância mínima entre a superfície reflectora e a fonte sonora para que tal ocorra é de 17 metros.

Refracção dos Som: ocorre quando o som passa de um meio material para outro diferente, muda a velocidade do som. Ex: Quando passa de ar quente (velocidade do som maior) para ar frio (velocidade do som menor).

Absorção do som: Ocorre quando uma onda sonora transfere energia para o meio, a qual se vai dissipando durante a propagação do som nesse meio. Há superficies que impedem a propagação do som entre a fonte sonora e o receptor. Quando as ondas sonoras encontram a superficie de separação de dois meios, podem ocorrer 3 fenómenos:
- A reflexão do som;
- A absorção do som num material de que é feita a superficie de separação;
- A transmição do som de um meio para outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário